Santuário Nossa Senhora da Piedade

BREVE HISTÓRIA DA PARÓQUIA

A Padroeira

Devoção a Nossa Senhora da Piedade

No dia 22 de julho de 1858, um grupo de proprietários de terras fez a doação graciosa de uma área de campos e matas a Nossa Senhora da Piedade, padroeira da Matriz da Freguesia de Lençóis. Este é o primeiro registro que temos a respeito da devoção a Nossa Senhora da Piedade, nossa padroeira desde sempre. Nossa Senhora da Piedade tem sua festa litúrgica no dia 15 de setembro. A devoção a Nossa Senhora da Piedade vem da influência dos jesuítas, devotíssimos de Nossa Senhora das Dores e que eram proprietários de sesmarias que originaram Botucatu e região.

Imagem de Nossa Senhora da Piedade

A imagem da Padroeira que se encontra em nosso Santuário foi confeccionada especialmente para a Matriz Nova de Lençóis Paulista. Foi esculpida, em madeira, na fábrica de imagens de Giacomo Vincula Mussner, de Ortisei, Bolzano, Itália, em tamanho natural, e doada pelo Coronel Joaquim Anselmo Martins e sua família. Sua entronização no altar da nova Igreja se deu no dia 15 de março, 3 dias antes da inauguração oficial da Matriz Nova. Nos anos de 1999/2000, a imagem da Padroeira foi restaurada pela Sra. Ivone Paccola.

A Paróquia

A Paróquia de Lençóis é citada no documento de doação das terras a Nossa Senhora da Piedade, em 28 de abril de 1858, o que nos assegura que ela já existia nesta data.

O Templo

Presume-se que já em 1858 já existia uma capela dedicada a Nossa Senhora da Piedade, sendo então a nossa primeiraigreja-matriz. Não se sabe em que ano ela foi erguida. Os primeiros registros nos dizem que ela era de madeira, rústica e pequena no alto da cidade e não comportava o número de fiéis da localidade. Em 1877, na chegada do Pe. José Magnani, há registros escritos por ele próprio que “a matriz velha de madeira, sita no alto da Villa, havia caído em grande parte”. Anos depois, em 1905, encontramos registros de que uma nova igreja, iniciada por Pe. Magnani, havia sido levantada, mas ainda não estava pronta. A igreja-matriz, tal como a temos hoje, teve sua construção idealizada e iniciada por Pe. Salústio e foi inaugurada por ele próprio em 1953.

As Imagens

As imagens de Nossa Padroeira: a de madeira, no altar hoje, chegou há 50 anos, no dia 15 de março de 1953.

Consta que tivemos três imagens da Padroeira Nossa Senhora da Piedade até hoje. A primeira é de tamanho médio, de madeira, apresenta feições, detalhes pouco perfeitos, próprios das imagens daqueles tempos. Mostra-nos cores claras, num trabalho policromado do século XIX. Uma foto datada de 1935 registra o altar-mor da Velha Matriz, remodelado e com uma nova imagem. Essa tem tamanho maior que a anterior, é de gesso, cores suaves, uma perfeita obra de arte. A imagem atual foi esculpida na Itália. É de madeira, tem cores suaves e tamanho ideal, apresentando fisiono­mias bem delicadas, perfeitas, de Nossa Senhora e Jesus.

A Missão

A Paróquia Nossa Senhora da Piedade sempre foi muito “viva”.

As Congregações Mari­a­nas, os grupos de Filhas de Maria, do Sagrado Coração, e outros, grupos muito unidos e perseverantes, foram sempre as expressões fortes da paróquia ativa. Depois, vieram os movimentos, os grupos de jovens, Cursilho, Mara­na­tha, e outros grupos que ajudaram muito os párocos na evangeli­zação do povo. Hoje, somos 54 grupos, organizados em pastorais, serviços e movimentos. Dos primeiros grupos aos atuais, a grande vontade de participar da vida da Igreja, de fazer e ser Igreja, com vistas sempre à evangelização e à caridade. Seguiremos em frente, com esperança, pois “diante da Igreja, abre-se um novo milênio como vasto oceano onde se aventurar com a ajuda de Cristo” (João Paulo II).

Os Pastores

O primeiro padre a estar na direção de nossa Paróquia foi Pe. Antonio de Sant’Anna Ribas Sandim. De lá para cá, tivemos 38 párocos, número que pode não ser exato, devido à falta de registros. O atual é o Monsenhor Carlos José de Oliveira, que aqui chegou em 22/12/1996. Foi, porém, somente em 1869, que tivemos padre residente em Lençóis. Até então, os padres que atendiam a paróquia vinham de Botucatu. Pe. Braz Magaldi foi o primeiro pároco a residir aqui. Na criação da Paróquia, a Diocese de Botu­ca­tu ainda não existia oficialmente. Assim, nossa Paróquia nasceu no território da Diocese de São Paulo. Quando em 1906 foi criada a Diocese de Botucatu, o nosso primeiro bispo foi Dom Lúcio Antunes de Souza. O Papa era Pio X. ip
Paróquia-Santuário
Nossa Senhora da Piedade