Dom Lúcio Antunes de Souza – 1° Bispo
Nascido em Minas Gerais, aos 13 de abril de 1863, e ordenado sacerdote em 31 de maio de 1890, Dom Lúcio foi sagrado bispo em 15 de novembro de 1908.
Seu lema era: “Non ministrari sed ministrare” (Não ser servido, mas servir). Assumiu o bispado de Botucatu no dia 20 de fevereiro de 1909, sendo recepcionado com grande carinho pelo povo botucatuense. Ao chegar na diocese, Dom Lúcio, logo se preocupou com a construção de um Seminário Diocesano, que teve sua pedra fundamental lançada em 29 de julho de 1909 (hoje Colégio La Salle). Para cuidar da formação dos seminaristas vieram os Padres Lazaristas, após solicitação feita ao Papa.
Trouxe para auxilia-lo na recém criada diocese, os Frades Capuchinhos, que chegaram em 1909, e se encontram até hoje onde funciona o Santuário Nossa Senhora de Lourdes, inaugurado em 1918. Os frades contribuíram com as paróquias sem padres, e auxiliavam em todo o trabalho pastoral.
Dom Lúcio, trouxe também as Irmãs Marcelinas que chegaram em 1912 e fixaram residência no Brasil, onde fundaram o Colégio dos Anjos (hoje Colégio Santa Marcelina). Dom Lúcio construiu também o Palácio Episcopal, onde funcionou o Seminário. Em 1924, ocorreu o primeiro desmembramento da diocese, criando assim a Diocese de Sorocaba.
Faleceu aos sessenta anos, no dia 19 de outubro de 1923 e está sepultado na cripta da Capela da Ressurreição, na Catedral Metropolitana.